Sono

13 COMPORTAMENTOS QUE PODEM ESTAR TE TIRANDO O SONO

Uma das maiores alegrias da vida é acordar revigorado e disposto, mas muita gente tem sofrido com insônias. Veja se esta lista pode te ajudar a dormir melhor e descobrir o que é uma vida feliz e ABUNDANTE.

 

Uma das 8 chaves para a saúde é ter períodos de repouso adequados e aqui nós vamos te dar  algumas dicas para garantir uma boa noite de sono.

Dormir bem é tão importante quanto comer bem e como a maioria das pessoas sabe, basta que a gente fique dois dias dormindo mal para que fiquemos irritados e sem nenhuma paciência.

Se dois dias já nos deixam assim, o que acontecerá quando ficarmos duas semanas com problemas para dormir? Com duas semanas, a maioria de nós já começa a ter problemas de saúde e as principais nos levam ao quadro favorável para depressão.

Quando você dorme bem, pode ate ter problemas para sair do quentinho da cama num dia frio, mas tenho certeza que, assim que levantar vai estar disposto para enfrentar as coisas do dia com energia e vitalidade.

Aqui estão algumas dicas para seu dia a dia que não se aplicam apenas aos problemas do sono, mas pra todas as coisas relativas ao seu bem estar.

1. COMER TARDE. Seu corpo tem que colocar um monte de energia para digerir os alimentos. Se organize para que a última refeição do dia aconteça lá pelas 19horas e que seja leve ( sopa, frutas, saladas, torradas ou coisas assim) Se você tem um bom café da manhã e almoço isso não vai ser difícil. Refeições muito pesadas a noite, como a carne podem levar 10 horas ou mais para digerir, então, se você faz uma refeição destas por volta das 21horas, quando acordar no dia seguinte ainda estará digerindo a refeição da noite e não vai ter vontade comer nada no café da manhã.

2. COMER PORCARIAS. Coma frutas e legumes frescos e despreze os salgadinhos e frituras. Se esforce ao máximo para evitar alimentos processados e, se você ainda não consegue deixar a carne, faça um esforço para comer o mínimo possível.

3. DEIXE O AR ENTRAR. Abra sua janela e deixar o ar fresco circular no seu quarto. Seu corpo precisa de oxigênio.  Eu sei que em alguns lugares o barulho e o frio podem dizer o contrario, mas um dos agentes do sono tranquilo é o oxigênio. No caso do frio é só aumentar as cobertas.

4. CÉREBRO DESORDENADO. O que você fizer nos 45 minutos antes de ir para a cama é o que sua mente vai ter no subconsciente quando você dorme. Desligue a TV no mínimo 45 minutos antes de dormir. Dormir com TV ligada é um prejuízo enorme pra gente. Precisamos nos acostumar a outras coisas, como: ler um livro de boa qualidade, conversar com sua família ou apenas fazer os pequenos trabalhos da casa e relaxar.

5. QUARTO BAGUNÇADO. Mantenha seu quarto arrumado e você vai dormir melhor. Evite trabalhar neste espaço, se possível.

6. FALTA DE EXERCÍCIO. Se você não tiver nenhuma atividade física não vai dormir bem. Basicamente você vai ter a sensação de sono, porque sua cabeça esta cansada, mas seu corpo não, então ele não te deixa repousar porque quer “passear”. Leve seu corpo pra uma caminhada gostosa no começo da noite, tome um banho gostoso na volta e adormeça lendo. Você vai se surpreender.

7. FALTA DE ROTINA. Seu corpo ama rotina. Veja se consegue dormir e acordar em horários parecidos todos os dias. É logico que haverá exceções, mas, seu corpo vai agir a seu favor nestes dias para preservar a rotina.

8. INDO PARA A CAMA TARDE. Os minutos que você dorme antes da meia noite valem o dobro no seu descanso e na restauração do seu animo para o dia seguinte.

9. QUESTÃO DE SAÚDE PARA RESOLVER. Quem tem problemas de saúde normalmente dorme mal. Quem usa drogas também, inclusive as “permitidas” como álcool e fumo. Nestes casos é necessário ajuda. Vá a um medico de sua confiança e descubra a raiz do problema. Evite médicos que só vão te receitar uma ara se livrar dos sintomas.  Nós todos precisamos assumir a responsabilidade por nossa saúde. Aqui estamos falando de uma das “8 chaves” para que você viva bem, mas se você tiver interesse, nos escreva para que você descubra todas elas.

10. CAMPOS DE ENERGIA. Mantenha os aparelhos elétricos, pelo menos, 2 metros longe de você. Despertadores, televisões, computadores, telefones movidos a rede elétrica, telefones celulares. Tudo isto interfere no seu sono. Além disso, verifique o quarto atrás do seu. A gente não sabe, mas as vezes o problema vem de fora e você pode ter um campo eletromagnético a 50cm da sua cabeça.

11. DESIDRATAÇÃO. Você vai perder água quando você dorme então se cuide e tome um copo antes de dormir e outro quando você acorda. Isso mexe com seu sono, mas te ajuda no dia todo também, por isso, beba agua no restante do dia.

12. CULPA E RESSENTIMENTO. Ai ai ai, aqui o “bicho pega”! Muita gente dorme mal porque está ressentida ou porque está se sentindo culpada. Nós precisamos ter os relacionamentos resolvidos honestamente para encostar a cabeça no travesseiro e dormir bem. Há um segredinho aqui: PERDOE! Perdoe a você e perdoe aos outros sobre quem vocês colocam faturas que serão impossíveis de receber. Difícil, né? É por isso que tira o sono da gente.

13. DIGA BOA NOITE PARA DEUS.  Gente que diz bom dia e boa noite para o Senhor dorme bem e acorda melhor ainda. Simples e como uma conversa com um amigo você pode fazer um “balanço” do dia e pedir clareza e força para os projetos do dia seguinte. No meio desta conversa peça que ele te força para vencer os problemas do sono e todos os outros problemas que você enfrenta. Este é um jeito bem legal de terminar o dia e a coisa boa é que é “secreto e particular”. É um momento só seu.

 

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