Dicas

4 DICAS PARA AJUDAR NO CONTROLE DE PESO

Todos os que têm problemas com “sobre peso” sabem que esta é uma luta diária.

Ter sucesso em controlar o peso é fruto de um conjunto de coisas, mas principalmente de conseguir manter um ESTILO DE VIDA SAUDAVEL fazendo escolhas inteligentes sobre alimentação, exercícios e repouso, apesar de todos os obstáculos comuns da nossa vida.

É muito fácil se sentir estressado quando você está procurando um caminho para perder peso. Quase sempre temos que equilibrar dois campos de coisas: primeiro nossa condição física, emocional e de compromissos sociais, depois a quantidade de informação disponível nas revistas e nos “conselhos” dos amigos.
 
Toda semana uma nova dieta aparece nas estantes ou online. Mesmo quando você vai para as revistas médicas, há um debate enorme sobre “qual é a melhor dieta para controle de peso?”.  Até o mais dedicado pesquisador vai sair frustrado e frustração, seja ela qual for, é uma das coisas mais “engordativas” do mercado hoje, não é mesmo?
 
Então eu pensei em dividir com você algumas dicas praticas que aprendi com a Doutora Katherine Zeratsky, nutricionista americana, formada pela universidade de Madison em   Wisconsin no Minessota.
 
O básico é você aceitar que realmente deve controlar calorias, escolhendo corretamente o que vai comer e mantendo uma atividade física que promova a queima das calorias excedentes.
 
Além disto ela me ensinou alguns “segredinhos” importantes para quem luta com sua dieta:
 
Comer alguma proteína. A doutora Kathe aponta a proteína como o nutriente que mais satisfaz, ou seja, que mais “mata sua fome” Não há necessidade de exagerar, mas incluir 28 a 85 gramas de um alimento rico em proteínas nas refeições vai te ajudar a se sentir mais saciado. A proteína, além de sua função básica de construção e reparação muscular, modera o aumento de glicose no sangue. Isso estabiliza sua fome e seus níveis de energia.
 
Baixar o índice glicêmico. Alimentos com um índice glicêmico baixo – a maioria das frutas, vegetais e grãos integrais – devem ser parte de qualquer dieta saudável. Eles contêm muitas fibras e água e aqui passa a valer a conta do mais por menos, ou seja, você recebe muitas coisas boas e poucas calorias, tendendo a sentir mais completo com a refeição. Essas propriedades também produzem um estimulo positivo no metabolismo do corpo e na sua resposta à insulina.
 
Escolha os carboidratos direita. Toda pessoa que luta com o sobre peso sabe de cor e salteado as características dos carboidratos. A maioria de suas escolhas aqui devem ser alimentos integrais ou o mais próximo possível disto. São destas escolhas que vão sair reações importantes para o seu organismo, mas uma coisa pouco falada sobre os “carbos” é que é sobre eles que você despeja boa parte das respostas emocionais que você tem no dia a dia. Como todos nós estamos vivendo dias difíceis, tome cuidado com esta parte. Nem demais. Nem de menos. Como bem e bem escolhido.
 
Seja seletivo sobre gorduras. As gorduras desempenham um papel fundamental em nossa saúde. Saiba que elas também auxiliam o controle da fome, porque são lentamente digeridas. Moderar a quantidade de gorduras vai reduzir imediatamente a sua ingestão de calorias. A escolha de gorduras saudáveis – nozes, óleos e abacate, por exemplo – melhoraram sua saúde do coração e ajudam na preservação da saúde física e mental.
 
Se você já teve sucesso com o controle de peso, eu quero te pedir para compartilhar o que funcionou para você. Eu gostaria de dividir com as pessoas os alimentos e dicas motivacionais que ajudaram você neste caminho.
 
Use o espaço de comentários para que a gente possa conhecer sua estória.

 

Por sua saúde, bem estar e esperança, Equipe do Bambu Chuveroso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *