290

A SINUSITE CRÔNICA E A DOR DE CABEÇA

A SINUSITE CRÔNICA E A DOR DE CABEÇA

Dor de cabeça pode ser sintoma de sinusite aguda.

 

A dor de cabeça é frequentemente sintoma de sinusite aguda, uma inflamação da mucosa dos seios faciais.

 
Além da dor, ela se manifesta por meio de inchaço das maçãs do rosto, espirros sucessivos, entupimento do nariz, coriza, perda de olfato, lacrimejo e dor na gengiva e nos ossos do rosto. O paciente ainda pode ser acometido por febre e calafrios.
 
A sinusite aguda surge subitamente e persiste por semanas. A doença, no entanto, pode assumir a forma crônica, em que os sintomas são menos intensos e, geralmente, não há dor de cabeça. Ou seja, a vítima de uma sinusite crônica que sofre de cefaléia pode ter dois problemas a tratar.
 
A maioria das pessoas, no entanto, tende a confundir as duas doenças. É comum achar que a cabeça dói por causa da sinusite crônica.
 
Hoje em dia, há métodos bastante eficazes para distinguir uma da outra.
 
O diagnóstico da sinusite é feito por meio de um raio X ou de uma tomografia computadorizada. As imagens dos exames mostram onde estão os focos da inflamação.
 
Para atenuar os sintomas de ambas as formas de sinusite, é importante beber muita água, não fumar e evitar ambientes com fumaça, poeira e tapetes felpudos.
 
Conforme o grau da doença, o tratamento é feito com analgésicos, antitérmicos, antiinflamatórios e antibióticos receitados pelo médico. Sem a orientação de um especialista, não se deve usar descongestionantes nasais nem infusões.
 
Para quem tem os sintomas de sinusite aguda há mais de uma semana, a recomendação é procurar um especialista antes que se torne crônica. Quando isso ocorre, muitas vezes a única solução é a mesa de cirurgia. O paciente é submetido a uma operação para desobstruir os canais de ligação entre os seios da face e as vias respiratórias nasais.
 
 
Fonte Fonte: VEJA Sua Saúde – 28/3/2001. 

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *