Vitamina B

A VITAMINA B-12 E A DEPRESSÃO

Qual é a relação entre a vitamina B-12 e depressão? 

A vitamina B-12 e outras vitaminas do complexo B desempenham um papel na produção de substâncias químicas cerebrais que afetam o humor e outras funções cerebrais.
Os baixos níveis de B-12 podem estar ligados à depressão assim como os baixos níveis de outras vitaminas do complexo B, como a vitamina B-6.
Estes baixos níveis podem ser resultado de uma dieta pobre, da não ingestão ou de não ser capaz de absorver as vitaminas que você consome.
Indivíduos idosos, vegetarianos e pessoas com distúrbios digestivos, tais como a doença celíaca ou doença de Crohn pode ter problemas para obter o suficiente B-12.
 
Às vezes a deficiência da vitamina B 12 ocorre por razões desconhecidas. Nestes casos, o seu médico pode pedir um exame de sangue para verificar níveis de B-12ou outras vitaminas, sempre que esta for a suspeita.
A melhor maneira de se certificar que você está recebendo bastante vitamina B-12(e todas as outras vitaminas necessárias) é comer uma dieta saudável e bem variada, que inclui as fontes de nutrientes essenciais.
A vitamina B-12 é abundante em produtos animais, como peixes, carnes, aves, ovos e leite. Cereais matinais fortificados também são uma boa fonte de B-12 e outras vitaminas do complexo B.
Tomar um suplemento diário que inclui a vitamina B-12 pode ajudar seu corpo a obter os nutrientes de que necessita, especialmente se você estiver com mais de 50 ou você é um vegetariano. No entanto, a B-12 e outros suplementos vitamínicos podem interagir com alguns medicamentos e causar outras preocupações, especialmente em altas doses. Converse com seu médico antes de tomar um suplemento vitamínico.
Tenha em mente, o papel das vitaminas B na depressão não é clara. Se você tem uma deficiência de vitamina A, tomando um suplemento pode ajudar. Mas nenhum suplemento pode substituir tratamentos de depressão comprovada, como antidepressivos e aconselhamento psicológico.

This Post Has 2 Comments

  1. O problema é que cada médico fala uma coisa diferente. Muitos nem acreditam que seja preciso tomar B12. Minha mãe também fez exames e imagino que deu carência porque o médico receitou injeções. Ela não aceitou. Tinha medo de injeções. Quando a convenci o médico se recusou a me responder. Busquei outro médico. Ele receitou complexo vitamínico. Muitas vitaminas incluíndo B12. Nao sei se na dosagem certa. Teria de tomar durante um mês apenas. Disse que não é bom tomar diariamente. No mês seguinte poderia tomar mais. A melhora dela foi vísivel. Aumentou o apetite. POis veio outro médico depois e cortou tudo. Veio uma nutricionista, achou que seria bom, mas não deu receita. Mamãe deprimida totalmente. Foi internada e se recusaram a dar a B!2. Agora já não mais adianta. Ela faleceu. Não estou dizendo que foi por esse motivo. Estava com dificuldades respiratórias. Mas aquela tristeza toda…dá o que pensar. Eu estou com carencia de B12. E não sei como proceder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *