314

APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS: INVISTA NESSA IDÉIA!

Aproveitamento integral dos alimentos: invista nessa ideia!
Use cascas, talos, folhas e sementes para o preparo de novas receitas.

O aproveitamento integral dos alimentos é uma atitude sustentável, uma vez que, diminui o acúmulo de lixo orgânico, evita desperdícios de alimentos próprios para o consumo, gera economia e ainda há o consumo de alimentos mais nutritivos!

Além disso, é possível variar o cardápio, criando preparações diferentes, utilizando as partes não convencionais dos alimentos, como as cascas, folhas, sementes e talos. Ao dispensar as cascas, talos e folhas dos alimentos, perdemos uma quantidade significativa de fibras, vitaminas e sais minerais, que estão concentrados nessas partes, e algumas vezes, até em quantidade maior que no pedaço que é geralmente utilizado, como por exemplo, a polpa de uma fruta.

Podemos utilizar os talos, como o de couve, agrião, brócolis, beterraba, entre outros, para o preparo de recheio de tortas, molhos e suflês. Com a parte branca do maracujá, podemos fazer um doce, tipo compota. E com as cascas das frutas, como por exemplo, abacaxi, podemos preparar sucos batendo no liquidificador. Já as cascas de batata, cenoura e mandioquinha, podem ser assadas.

Por isso, invista nessa atitude e prepare receitas saborosas e nutritivas através do aproveitamento integral dos alimentos!

Gabriela Mendes Taveiros
Nutricionista Dieta e Saúde
CRN3 32089

This Post Has 2 Comments

  1. Adorei as dicas! Vocês conhecem algum site, livro, blog, etc. que teria receitas desse tipo? Seria bacana ter mais opções de receitas pra gente aprender a usar os alimentos desta forma. Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *