BAGUETE INTEGRAL

Agora você já pode fazer um pão integral caseiro que fique crocante e bonito como os de padaria. É bem fácil e muito mais saudável.

BAGUETES com a massa básica de PÃO INTEGRAL

Ingredientes:

• 300 gramas de farinha de trigo integral

• 300 gramas de farinha de trigo branca

• 2 colheres de sopa de fermento instantâneo seco

• Meia xícara de óleo

• 400 ml de água

• 1 colher de sopa rasa de sal

Modo de Preparo:

Colocar 5 colheres de cada uma das farinhas numa tigela funda,  mais as 2 colheres de fermento seco e o sal.

Mexer estes ingredientes secos para que estejam bem agregados.

Juntar os 400 ml de água, bater bem por uns 5 minutos, dissolvendo bem as farinhas e agregando o fermento. Vai ficar um creme espesso. Colocar o óleo e misturar bem.

Logo em seguida vá adicionando as farinhas em quantidades iguais, 1 colher de cada, sempre amassando muito bem para ir incorporando à massa. Nunca coloque as farinhas todas de uma única vez.

Vai chegar um ponto onde você perceberá que a massa está desgrudando da tigela, não está pegajosa na sua mão e não tem grumos de farinhas no meio. Este é o ponto ideal da massa.

Dar uma ultima amassada vigorosa e separar a massa em 4 bolas.

Trabalhar bem cada uma destas bolas e esticar como se fossem “cobras compridas”.

Neste ponto você já pode transferir para a assadeira, mas também pode “revestir” sua baguete de sementes e deixa-la bem mais bonita e atraente.

Coloque sementes numa forma – você pode usar quinua, linhaça, gergelim, aveia, castanhas moídas, alho, farelos diversos, enfim o que quiser para cobrir suas baguetes. Basta espalhar a semente que vc escolheu numa forma e rolar a baguete que você moldou com a massa sobre ela até que as sementes tenham incorporado à superfície da massa.

Transfira sua baguete para uma assadeira enfarinhada e deixe um bom espaço entre elas porque a massa vai crescer bastante.

Antes de deixar descansar, pegue uma faca de corte liso ou lamina fina e faça cortes transversais ou laterais em cada baguete para que este corte forme uma “pestana” bem crocante quando for assado.

Cubra os pães e leve para descansar por uma hora e meia.

Aqueça o forno a temperatura de 200 graus.

Para ter baguetes bem crocantes, você precisa ter vapor e como a maioria dos fornos caseiros não tem este recurso, você colocará uma forma com agua no funcho do seu forno para que ele traga vapor enquanto o pão assa e, além disto, vai dar mais um pouquinho de vapor em alguns momentos deste processo.

Primeiro coloque a forma com água no fundo do forno, depois pegue um borrifador de agua e faça o seguinte:

Borrife agua nas laterais do seu forno quente quando for colocar as baguetes para assar, coloque as baguetes e deixe lá com este vapor. Conte 10 minutos de baguetes assando e abra o forno rapidamente e volte a espirrar agua nas laterais do forno para refazer o vapor, mais 10 minutos e mais uma espirrada. A partir dai fique de olho na cor da sua baguete, já já ela estará bem dourada e chegou a hora de tirar do forno.

Tire e veja como seu pão ficou crocante.

É mais difícil escrever e explicar do que é fazer. Tente e você verá como é fácil. Tenha cuidado para que em cada abertura do forno o vapor não venha no seu rosto.

baguete 045 baguete 03 baguete 04 baguete baguete 02 baguete 07

 

This Post Has 7 Comments

  1. Fiz o pão a massa ficou ótima cresceu e tal, mas quando coloquei para assar ficou esborrachado. O que será que fiz de errado? Sempre fica esborrachado. Será que deixei crescer demais?

  2. Gente fiquei com uma vontade imensa de fazer esse baguete , vou tenta e com nessa explicações e pela vontade se Deus vaibda certo. Parabéns professor e obrigado pelas aulas

  3. Boa receita, vou tentar, porém é preciso diagnosticar o insucesso, senão nada feito….fizeram e o resultado foi frustrante, por quê? Gostaria de saber também, às vezes as dicas não funcionam, porque o forno não é adequado., só vai testando. Obg.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *