Peter Wendt 123928 (1)

BENEFÍCIOS DA DIETA ALCALINA

A dieta alcalina se resume em aumentar o consumo de alimentos não ácidos. É preciso ter um equilíbrio entre a ingestão de comidas alcalinas e ácidas, uma proporção adequada é ingerir cerca de 60% de alimentos alcalinos e 40% de alimentos ácidos.
🔸 Na dieta alcalina, alimentos indicados são: verduras, todas as frutas (inclusive as ácidas), legumes, alimentos integrais (como quinoa e aveia), oleaginosas (como castanhas e amêndoas), leguminosas (como feijão, grão-de-bico, lentilha e soja), sementes (como gergelim e semente de abóbora), tubérculos (inhame e batata-doce), chás, algas marinhas, óleo de coco, azeite de oliva, água de coco, água com pH alcalino e vinagre de maçã.
🔺 Já os alimentos ácidos, são açúcares, refrigerantes, bebidas alcoólicas, cafeína, água com gás e água tônica, adoçantes, amendoim, alimentos ricos em amido, industrializados ricos em sódio e em gorduras e laticínios devem ser evitados.
🔹 Benefícios: Promove maior consumo de frutas e vegetais, sendo uma dieta rica em alimentos antioxidantes, que combatem a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular. Além disso, são fontes de nutrientes, como vitaminas e minerais.
Pode ajudar no processo de emagrecimento por priorizar alimentos naturais e restringir o consumo de alimentos industrializados ricos em sódio, gorduras trans e aditivos alimentares.
Auxilia na saúde de ossos e articulações, já que previne artrite e desmineralização óssea (retirada de minerais como o cálcio e magnésio dos ossos).
Reduz a retenção de líquidos, combatendo o inchaço, pois contém mais alimentos fontes de potássio e menos sódio.
Acredita-se que esse tipo de alimentação pode contribuir para prevenção de algumas doenças, como osteoporose e câncer.
Fonte: Natue

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *