Colesterol

COM O CORAÇÃO NAS MÃOS – COLESTEROL

COM O CORAÇÃO NAS MÃOS – COLESTEROL

Mais um problema onde ter hábitos saudáveis é o melhor remédio.

O colesterol é um dos compostos mais importantes para o bom funcionamento do organismo. Trata-se de uma lipoproteína que serve de matéria-prima na produção de hormônios e de vitamina D.
Seu excesso no sangue, contudo, representa um tremendo perigo. Como o organismo não dá conta de processar grandes quantidades do colesterol ruim, o LDL, o excedente circula pelo sangue até encontrar um buraco em alguma artéria – onde se acumula e pode causar obstrução.
Dietas ricas em gorduras é um prato cheio para o aumento dos níveis de LDL. A substância é encontrada sobretudo em alimentos de origem animal, como carne vermelha, leite e derivados, ovos etc.
Falou-se em colesterol ruim porque existe um colesterol bom, o HDL, que funciona como uma espécie de desentupidor. Ele recolhe as gorduras grudadas nas paredes arteriais e as despeja no fígado, onde são processadas e eliminadas.
Ao lado de uma dieta balanceada, a prática regular de exercícios físicos tende a baixar as concentrações de LDL e a aumentar as de HDL.
 
Recentemente, foram descobertos dois aliados de peso na luta contra o colesterol ruim. O primeiro deles é o ômega 3. O outro é uma substância chamada atorvastatina cálcica, que, ao reduzir em até 30% os níveis de colesterol, se transformou numa das vedetes da indústria farmacêutica e só deve ser tomado com indicação médica.
FOTO – TEXTO
 
Fonte Fonte: VEJA Sua Saúde – 28/3/2001.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *