skip to Main Content
DÁ PARA VENCER

DÁ PARA VENCER

Dá para vencer

O câncer já não é necessariamente uma sentença de morte. Com os avanços nos métodos de diagnóstico e tratamento, 60% dos casos podem ser curados.

“O câncer moldou a sua própria mitologia de um predador obsceno e demoníaco, um caçador sombrio e invencível. ”   (Mel Greaves, biólogo molecular inglês)

Descrito pela primeira vez no século V a.C., pelo grego Hipócrates, o câncer é uma doença que continua a quebrar a cabeça dos médicos.
 
Não bastasse haver 802 tipos de neoplasias, tumores idênticos podem responder de formas diferentes a um mesmo procedimento. Mas esse “predador obsceno e demoníaco”, do qual muitos evitam pronunciar o nome, começa a perder a invencibilidade.
 
Graças ao aperfeiçoamento dos métodos de diagnóstico e tratamento, o câncer já não representa necessariamente uma sentença de morte. Flagrados em estágio inicial, 60% dos casos têm cura. Um grande passo também foi dado com a descoberta dos fatores de risco da doença (veja quadro). 
 
Hoje, 70% dos tumores malignos podem ser evitados por meio da adoção de hábitos saudáveis – alimentação equilibrada, não fumar, não se tostar ao sol, beber com moderação e fazer ginástica regularmente.
 
As páginas seguintes trazem informações detalhadas sobre os tumores mais comuns no Brasil e sua prevenção.
 
 
 
Fonte Fonte: VEJA Sua Saúde – 28/3/2001. 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top