Desin

DIETAS DE DESINTOXICAÇÃO: SERÁ QUE ELAS FUNCIONAM?

Dietas de desintoxicação ou DETOX estão na moda, mas nunca tiveram seus benefícios cientificamente comprovados.

Estas Dietas de desintoxicação são sempre recomendadas como uma maneira de remover toxinas do corpo. 

Elas normalmente variam, mas geralmente a indicação é assim: um período de jejum é seguido por uma rigorosa dieta de vegetais crus, sucos de frutas e água. 

Além disso, algumas dietas de desintoxicação defendem o uso de certas ervas e outros suplementos junto com a limpeza do cólon (enemas) para ajudar a esvaziar o intestino. 

A maioria das dietas de desintoxicação dura de sete a 10 dias.

Algumas pessoas relatam que se sentem mais “focadas e energéticas” durante e após as dietas de desintoxicação. No entanto, isto pode ser devido a uma crença de que eles estão fazendo algo bom para seus corpos. 

Há poucas evidências de que dietas de desintoxicação realmente removem toxinas do corpo. Toxinas ingeridas são mais eficiente e eficaz removidos pelos rins e fígado e excretado na urina e fezes.

Também é importante considerar os possíveis efeitos secundários. Entre outros problemas, as dietas de desintoxicação podem levar a:

  • Desidratação
  • Fadiga
  • Tontura
  • Náusea

Se você estiver considerando uma dieta de desintoxicação, converse com seu medico primeiro e lembre-se, a melhor opção é manter uma dieta saudável constantemente e não “eventualmente se desintoxicar”.

Mantenha uma dieta variada, riquíssima em grãos integrais, frutas, verduras, legumes e fontes de proteínas magras e isso vai te deixar com todos os órgãos internos funcionando bem.

Por: Katherine Zeratsky, RD, LD

Clinica Mayo – U.S.A

This Post Has 2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *