308

FAÇA DIETA SEM ABANDONAR A SOBREMESA

FAÇA DIETA SEM ABANDONAR A SOBREMESA

Nutricionistas ensinam truques para você comer doces tirando o melhor proveito deles.

Toda dieta vai muito bem até a hora da sobremesa: recusar um docinho é tarefa quase impossível para muita gente – e, com isso,o esforço de semanas inteiras vai por água abaixo.
 
“Os doces podem entrar na dieta. Mas, para que a alimentação continue saudável, é preciso dar atenção ao número de calorias de cada porção e à quantidade que você vai consumir”, afirma a nutricionista Amanda Epifanio, do Centro Integrado de Terapia Nutricional (Citen).
Se você não faz idéia do que é possível fazer para deixar sua sobremesa mais saudável, sem perder a o sabor, confira as sugestões de especialistas no assunto. Elas vão adoçar o seu paladar, sem deixar nenhum gostinho de culpa pairando no horizonte.

 

Calda de sorvete pronta x calda de frutas
A calda de frutas, sem adição de açúcar, tem 70% menos calorias do que a versão pronta, industrializada. “Se houver a adição de açúcar no preparo, ela tende a somar metade do teor calórico do alimento industrializado”, afirma a nutricionista do Citen. Outra vantagem é o fato de a calda caseira não conter aditivos e/ou conservantes e apresentar nutrientes e vitaminas, ao contrário da calda que contém apenas açúcares.

 

Leite condensado x suco de laranja
A salada de frutas é uma sobremesa extremamente saudável, pois une vitaminas e nutrientes de diversos alimentos. O problema é que o complemento desses mix de frutas pode arruinar as calorias totais do prato, como é o caso do leite condensado. “Apenas 100 ml contêm 328 kcal. A mesma quantidade de suco de laranja, por sua vez, contém somente 48 kcal e também deixa a sobremesa deliciosa”, alerta a nutricionista Amanda. Embora o leite condensado seja fonte de cálcio, o teor de açúcar da iguaria não compensa a ingestão. Já o suco de laranja, é rico em vitamina C, vitaminas do complexo B e micronutrientes, como magnésio e fósforo.

 

Granulado x oleaginosas
As sementes oleaginosas são mais calóricas do que o granulado, mas seu valor nutricional é muito superior e, por isso, elas são mais recomendadas para se colocar em um sorvete, por exemplo, explica a nutricionista Cátia Medeiros, da clínica Espaço Nutrição. Enquanto 100g de granulado contêm 436 kcal, 100g de castanha do Pará, por exemplo, contêm 699 kcal. “Por outro lado, elas são fonte de importantes gorduras, promovem a sensação de saciedade, podem auxiliar na perda de peso e ainda estimulam a memória”, afirma.

 

Chantilly x iogurte
A dupla clássica morango com chantilly pode ser bastante gostosa, mas tem um valor calórico altíssimo. “Uma porção de 100g de chantilly contêm 315 kcal, aponta Cátia. Em vez dessa combinação, que tal um iogurte natural light? Um potinho de iogurte natural contém 76 kcal. Já o natural desnatado, apenas 42 kcal”, esclarece. Além disso, o iogurte é uma das principais fontes de cálcio da alimentação e tem um papel importante no funcionamento intestinal.

 

Brigadeiro x doce de uva
“A diferença calórica entre o brigadeiro tradicional e o doce de uva, em que a fruta fica envolvida pelo leite condensado, se dá em decorrência da porção”, afirma a nutricionista Cátia. São dois benefícios: você pode comer um docinho e ainda acrescentar mais uma fruta na dieta – pode ser uva, morango ou outra de que você goste.

 

Frutas são sempre a melhor sobremesa
“As frutas são indicadas como sobremesa devido ao seu valor nutritivo e ao baixo teor calórico que apresentam”, explica Amanda Epifanio. Elas também são ótimas fontes de fibras e podem até facilitar a digestão, caso do mamão. Algumas frutas também contribuem para a melhor absorção dos nutrientes: é o caso da laranja, fonte de vitamina C, que ajuda absorção do ferro. Em média, uma porção de fruta não ultrapassa 60 kcal.

 

Fonte: Minha vida – saúde alimentação e bem estar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *