Fla

FLÃ DE BETERRABA, CENOURA E TOFÚ

Aprendi este prato com uma culinarista francesa muito criativa. Esta é uma preparação para serviço de Buffet que você pode fazer na sua casa e encantar sua família e convidados.
O sabor é uma surpresa e a aparência chama muito a atenção. Arrisque fazer e colha elogios. Parte da proposta deste espaço é ajudar você a encantar outras pessoas.

FLÃ DE BETERRABA, CENOURA E TOFÚ

Ingredientes:

• 300 gramas de beterrabas, descascadas
• 300 gramas de cenouras descascadas
• 100 gramas de tofú firme
• 20 gramas de Agar Agar
• Temperos a gosto

Modo de Preparo:

Cozinhar levemente as beterrabas separadas das cenouras. Retirá-las e ainda em ponto de fervura passa-las pelo processador de legumes ou liquidificador para virar um purê. É possível que você precise usar um pouco da água da fervura. Experimente a mistura e tempere a seu gosto.
Adicionar 10 gramas de Agar Agar nesta mistura ainda quente, mexer bem para que fique bem misturado e derramá-la num pirex. O processo é parecido com gelatina. Vale o mesmo princípio e o Agar a Agar vai fazer o papel de “endurecedor” da mistura.
Levar para geladeira e dentro de 40 minutos você terá a gelatina de beterraba. Cozinhar levemente as cenouras separadas das beterrabas. Retirá-las e ainda em ponto de fervura passá-las pelo processador de legumes ou liquidificador para virar um purê. É possível que você precise usar um pouco da água da fervura. Experimente a mistura e tempere a seu gosto.
Adicionar 10 gramas de Agar Agar nesta mistura ainda quente, mexer bem para que fique bem misturado e derramá-la num pirex. O processo é parecido com gelatina. Vale o mesmo principio e o Agar a Agar vai fazer o papel de “endurecedor” da mistura.
Levar para geladeira e dentro de 40 minutos você terá a gelatina de cenoura. Enquanto as duas gelatinas ficam prontas, você vai preparar um creme firme de tofú.
Coloque o tofú firme no liquidificador junto com os temperos de sua preferência. É importante que fique bem temperado. Também é importante que fique um creme liso, sem gomos, mas que se mantenha bem firme, por isso, ponha isto também um pouco na geladeira.
Depois de 1 hora você vai ter os 3 ingredientes do seu prato preparados para montagem.

Montagem:

Neste momento você precisará de uma espátula e de alguma coisa para cortar suas gelatinas em formatos absolutamente iguais.
Corte um círculo da sua gelatina de beterraba e coloque no centro de um prato. Coloque um pouco do creme de tofú no centro deste circulo.
Corte outro círculo da gelatina de cenoura e acerte por cima formando uma “torrezinha tricolor” Repita estes procedimentos para que você tenha uma torre com a fatia de “gelatinas” intercaladas com o creme de tofu, (a montagem ideal é beterraba, tofú cenoura, tofú,  beterraba, tofú, cenoura, folhas decorando).
Se for servir, coloque um ramo de verduras por cima e sirva imediatamente.
Se for esperar, deixe na geladeira e só coloque o galho de verduras por cima na hora de servir.
Não deixe fora da geladeira porque estas gelatinas vão amolecer e escorrer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *