PÃO FRANCÊS INTEGRAL E CASEIRO

Nós vamos te ensinar um segredo simples para fazer pães integrais bem parecidos com o pão francês da padaria.

PÃO FRANCÊS INTEGRAL E CASEIRO

Ingredientes:

• 300 gramas de farinha de trigo integral
• 300 gramas de farinha de trigo branca
• 2 colheres de sopa de fermento instantâneo seco
• Meia xícara de óleo
• 400 ml de água
• 1 colher de sopa rasa de sal

Modo de Preparo:

Colocar 5 colheres de cada uma das farinhas numa tigela funda,  mais as 2 colheres de fermento seco e o sal.
Mexer estes ingredientes secos para que estejam bem agregados.
Juntar os 400 ml de água, bater bem por uns 5 minutos, dissolvendo bem as farinhas e agregando o fermento. Vai ficar um creme espesso. Colocar o óleo e misturar bem.
Logo em seguida vá adicionando as farinhas em quantidades iguais, 1 colher de cada, sempre amassando muito bem para ir incorporando à massa. NUNCA COLOQUE AS FARINHAS TODAS DE UMA ÚNICA VEZ.
Vai chegar um ponto onde você perceberá que a massa está desgrudando da tigela, não está pegajosa na sua mão e não tem grumos de farinhas no meio. Este é o ponto ideal da massa.
Dar uma ultima amassada vigorosa e deixar crescer por 1 hora.
Depois de uma hora, modelar os pães em bolinhas pequenas, no tamanho que você escolher. Arruma-los na forma e fazer um corte na parte de cima no sentido do comprimento do pãozinho. Deixe crescer por mais 40 minutos.
Enquanto o pão passa por este segundo crescimento, aqueça seu forno e coloque lá dentro outra forma pequena com agua.
Vamos precisar deste vapor de agua para ter uma casca crocante.
Com o pão crescido e o forno aquecido abra o forno para colocar o pão para assar e antes de fechar a porta do seu forno de uma boa espirrada de agua nas laterais do forno, usando um borrifador. Isso vai fazer vapor imediatamente e você deve fechar a porta do forno com este vapor agindo sobre seu pãozinho.
Conte 8 minutos do seu pão no forno e a partir de agora você vai borrifar nas laterais do forno a cada 5 minutos, até que o pão chegue numa cor bem moreninha
Isso vai demorar aproximadamente uns 35 minutos numa temperatura de 200 graus, portanto você vai dar aproximadamente 5 borrifadas durante este processo.
Faça estas borrifadas sempre com cuidado.
Retire o pão e deixe esfriar suspenso da forma. Ele deve receber ar por todos os lados para não amolecer a casca.
Assim que estiver numa temperatura agradável você pode comer sue pao crocante por fora e macio por dentro.

Bom apetite.

pao integral pao integral 04 pao integral 02 pao integral 03

This Post Has 22 Comments

  1. Acabei de fazer o pão int

    Acabei de fazer mas não ficou assim bonito,será que deixei pouco espaço,pois ficaram coladinhos.Tipo quando faço pão doce.

    egral mas não ficou bonito assim.Será porque deixei pouco espaço?F

    icou tipo os pães doce coladinho um no outro.

  2. Nao entendo este sretss todo com um paozinho que ficou simplesmente divino… ehehehe a receitinha… ja a tenho debaixo de olho, e9 que eu sou doidinha por paozinho, todos os dias fae7o um paozinho ca em casa!!!Beijinhos

  3. Excelente!! Dicas ótimas. Mantivemos (eu e minha filha Gabriela fizemos juntas) a fôrma com água no forno, e borrifamos conforme a orientação. Ficou crocante e saboroso!! Muito agradecida pela receita e pelos comentários. Recomendo!

  4. fiz ficou uma delícia. Fofinho muito bom só que espalhou um pouco. Acho que deixei pouco espaço na assadeira. queria só que eles crescessem prá cima . Mas espalhou e ficaram baixinhos. mas amei a massa muito bôa. Vou fazer de novo e agora separar + os pãezinhos.Tá dôido sô UAI….

  5. Amei… Ficou saboroso… Mas a aparência ficou diferente dos seus… Mas como li nos comentários que é assim mesmo e que na segunda vez melhora, farei mais vezes para aperfeiçoar!!! Apaixonada pela receita… Muito fácil!!!! Parabéns pelo site… Conheci através do programa Vida e Saúde da TV Novo Tempo! Grande abraço!

  6. oi confesso q deu ate medo de fazer a receita. esses comentários ruins né kkk. mas fiz e ficou bom. saboroso e crocante . ficou em um formato diferente. mas não e para vender né . pratica vem com tempo.
    então esta receita esta otina. muito boa.

    obrigado por ensinar .Parabéns.

    ví seus videos de riqueza espiritual. muito boa visão da vida para nos seres humanos. q vc ensina .
    vídeo curto e direto ao ponto. sem enrolar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *