Hernia

QUANDO A COLUNA PEDE SOCORRO – HÉRNIA DE DISCO

Quando a coluna pede socorro

HÉRNIA DE DISCO
Muitas pessoas que apresentam hérnia de disco não sabem disso e correm direto para o massagista, em busca de alívio. Isto pode ser perigoso. 

Entre as lesões graves mais comuns esta a hérnia de disco, que ocorre quando um dos discos amortecedores da coluna se desloca.

O deslocamento causa o rompimento do núcleo do disco e a compressão dos nervos ao redor. As dores, no caso, não são observadas apenas na coluna. Elas se irradiam.
 
Quem sofre de hérnia de disco lombar sente desconforto em uma das pernas. Hérnia de disco cervical causa dores em um dos braços.
 
Aqui, cabe o alerta: muitas pessoas que apresentam hérnia de disco não sabem disso e correm direto para o massagista, em busca de alívio. Pode ser perigoso. Um erro de manipulação pode agravar ainda mais o problema.
 
Se a dor nas costas for persistente e do tipo que se irradia, é preciso procurar um médico.
 
A hérnia pode desaparecer sem deixar maiores seqüelas. Às vezes, porém, o disco está tão danificado que a única solução é a cirurgia de extirpação de seu núcleo.
 
Muitos ortopedistas recomendam a seus pacientes sessões de RPG, sigla de reeducação postural global.
 
O tratamento, que surgiu na França há cerca de vinte anos, vem sendo largamente utilizado no Brasil. Antes de partir para a RPG, é necessário certificar-se de que o profissional é qualificado. Algumas clínicas de fisioterapia não estão credenciadas para oferecer o serviço, apesar de propagandear o contrário.  
 
Fonte Fonte: VEJA Sua Saúde – 28/3/2001.

This Post Has 2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *