Sedentarismo

QUANDO A COLUNA PEDE SOCORRO – SEDENTARISMO

Quando a coluna pede socorro
SEDENTARISMO
Com todo cuidado e respeitando sua condição, você precisa se por em MOVIMENTO.
O ponto é não cair na tentação do sedentarismo. Inatividade leva à flacidez – e uma musculatura mole tem de se contrair mais que o recomendável para cumprir sua função de sustentação.
A contração excessiva dificulta a circulação sanguínea, o que propicia o surgimento de dor.
Musculação e exercícios abdominais são os mais indicados para tornar mais resistente a musculatura do abdome, quadris e costas, que funcionam como colete de proteção da coluna. Não é necessário passar horas dentro de uma academia.
O que conta é a regularidade dos exercícios, que devem ser feitos pelo menos três vezes por semana. É importantíssimo que eles sejam realizados corretamente, sob a supervisão de um profissional.
Os abdominais, por exemplo, exigem cuidados redobrados com o pescoço e as costas. Se malfeitos, podem machucar seriamente a coluna cervical e a lombar.
Hidroginástica, natação e caminhada são excelentes para a manutenção de uma boa postura.Por último, a coluna agradece se a pessoa renunciar ao tabagismo (sempre ele). Está provado que a nicotina, uma das substâncias do cigarro, dificulta a vascularização dos discos existentes entre as vértebras, o que estimula a sua desidratação e enfraquecimento.
Fonte Fonte: VEJA Sua Saúde – 28/3/2001.

 

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *