312

UTILIZE OS TEMPEROS NATURAIS AO SEU FAVOR.

UTILIZE OS TEMPEROS NATURAIS AO SEU FAVOR.

Confira algumas ervas que são ótimas opções para substituir o sal em suas preparações.

O sal é a principal fonte de sódio que consumimos, e o excesso pode causar aumento da pressão arterial. Mas, isso não significa que suas preparações precisam ficar sem sabor! A utilização de temperos naturais para substituir o sal trazem sabores novos aos pratos e ainda auxiliam na melhora da nossa saúde. 

Confira abaixo ótimas opções de ervas e suas propriedades nutricionais: 

Alho: além de dar um gostinho aos alimentos, auxilia na diminuição da pressão sanguínea e dos níveis de colesterol total.

Cebola: possui prebióticos, protegendo a saúde gastrointestinal, atua contra fungos que provocam micoses, e diminui os riscos de trombose e aterosclerose.

 Sálvia: pode ser usada em folhas inteiras ou em pó, e fica ótima em massas e aves. Possui ação anti-inflamatória.

 Manjericão: pode ser utilizado no molho pesto, molho vermelho, em saladas ou tortas. Tem propriedades antibacterianas, anti-inflamatória e é benéfico para a saúde cardiovascular.

Alecrim: com sabor picante, pode ser utilizado na preparação de carnes vermelhas, aves e peixes, além de sopas e molhos. Também possui ação anti-inflamatória.
Salsa: possui sabor leve e agradável. É aliada contra as doenças do coração.

Pimentas: ótima para dar aquele sabor picante nas preparações. Tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres. Além disso, é um termogênico, ou seja, acelera o metabolismo e, por isso, auxilia no emagrecimento.

Coentro: as folhas e as sementes são ricas em ferro e vitamina C.

Hortelã e menta: essas duas plantas fazem parte de um mesmo gênero, a Mentha. Os sabores são parecidos e, podem ser utilizadas em peixes, carnes e molhos. São boas para a digestão e proporcionam alívio para crises respiratórias.
 
Orégano: proporciona um sabor quente e muito aroma ao prato. Tem ação antioxidante.
Tomilho: pode ser usada em praticamente todas as preparações. Auxilia em problemas respiratórios, incluindo tosse, bronquite.

 Açafrão: possui sabor agradável e deixa o prato mais colorido. Tem ação antioxidante e anti-inflamatória.

 Gengibre: possui sabor picante e adocicado, podendo ser usado em preparações salgadas e doces. Assim como a pimenta, também é um alimento termogênico, acelerando o metabolismo. Reduz náuseas e vômitos, também tem propriedadeanti-inflamatória.

 
Conhecendo um pouco mais sobre essas ervas, ficará mais fácil substituir o sal e ainda ter deliciosas preparações mais saudáveis!
 
Gabriela Mendes Taveiros
Nutricionista Dieta e Saúde
CRN3 32089

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *