GLUTAMATO MONOSSÓDICO (MSG): É PREJUDICIAL?
As agências reguladoras de saúde não param de receber relatos de reações adversas ao consumo de Glutamato monossódico, mas ainda não há nenhum estudo conclusivo sobre o assunto.
Glutamato monossódico (MSG) é um realçador de sabor comumente adicionados aos alimentos processados. Seu uso começou na culinária chinesa, mas hoje esta presente na maioria esmagadora dos vegetais enlatados, sopas, temperos prontos e carnes processadas. Embora para a vigilância sanitária o Glutamato monossódico (MSG) seja classificado como ingrediente alimentar que é “geralmente reconhecido como seguro,” o uso de MSG permanece controverso. Por esta razão, quando o MSG é adicionado aos alimentos, a ANVISA exige que seja listada no rótulo.
MSG tem sido usada como um aditivo alimentar durante décadas. Ao longo dos anos a vigilância sanitaria tem recebido muitos relatos de reações adversas a alimentos contendo MSG.
Estas reações – conhecidas como sintoma MSG complexo – incluem:
- Dor de cabeça
- Coriza e nariz escorrendo
- Sudorese
- Pressão facial ou aperto
- Dormência, formigamento ou queimação no rosto, pescoço e outras áreas
- Batimentos cardíacos arrítmicos (palpitações)
- Dor no peito
- Náusea
- Fraqueza
No entanto, os pesquisadores não encontraram nenhuma evidência definitiva de uma ligação entre MSG e estes sintomas. Pesquisadores reconhecem, porém, que uma pequena percentagem de pessoas pode ter reações de curto prazo para MSG. Na maioria das vezes é o uso continuado que produz efeito indesejado nas pessoas.
Os sintomas geralmente são leves e não requerem tratamento.
A única forma de evitar uma reação é evitar alimentos contendo MSG.
Por: Katherine Zeratsky, RD, LD
Clinica Mayo