ADOÇANTES ARTIFICIAIS PODEM AUMENTAR NÍVEL DE AÇÚCAR NO SANGUE
Parece ser senso comum que os alimentos com rótulo “sem açúcar” não teriam nenhum efeito sobre os níveis de açúcar no sangue. Mas isso nem sempre é verdade.
A maioria dos adoçantes artificiais sacarina, aspartame e sucralose, por exemplo oferece a doçura do açúcar, mas sem as calorias. Eles não contêm carboidratos e, portanto, não produzem nenhum efeito sobre o nível de açúcar no sangue.
No entanto, esses adoçantes às vezes estão presentes em produtos “sem açúcar” como outro substituto de açúcar, os alcoóis.
Os alcoóis de açúcar recebem este nome de sua estrutura, que se parecem com um cruzamento entre uma molécula de álcool e açúcar, mas tecnicamente não são nenhum dois.
Empresas acrescentam esses alcoóis a cada vez mais produtos “sem açúcar”, como biscoitos, chicletes, balas e chocolate. Para quem está tentando controlar o nível de açúcar no sangue, isso pode ser tornar a interpretação dos rótulos uma tarefa difícil.
Embora os alcoóis de açúcar forneçam menos calorias do que o açúcar comum em geral cerca de 1,5 a 3 calorias por grama, em comparação a 4 calorias por grama de açúcar eles ainda podem aumentar levemente o nível de açúcar no sangue.
De acordo com autoridades de saúde, uma forma de contabilizá-los é contar metade das gramas de alcoóis de açúcar num produto como carboidratos, já que aproximadamente metade do conteúdo de álcool de açúcar é de fato digerido.
Você pode identificar alcoóis de açúcar numa lista de ingredientes buscando palavras que terminam em “ol”, como sorbitol, maltitol e xilitol. Em alimentos com rótulos de “sem açúcar” ou “sem adição de açúcar”, a quantidade exata de álcool de açúcar deve ser listada separadamente nas informações nutricionais.
Assim, o conselho dos especialistas é ler bem o rótulo.
Fonte : Folha.com em 22/7/2010