DÁ PARA VENCER
Dá para vencer
O câncer já não é necessariamente uma sentença de morte. Com os avanços nos métodos de diagnóstico e tratamento, 60% dos casos podem ser curados.
“O câncer moldou a sua própria mitologia de um predador obsceno e demoníaco, um caçador sombrio e invencível. ” (Mel Greaves, biólogo molecular inglês)
Descrito pela primeira vez no século V a.C., pelo grego Hipócrates, o câncer é uma doença que continua a quebrar a cabeça dos médicos.
Não bastasse haver 802 tipos de neoplasias, tumores idênticos podem responder de formas diferentes a um mesmo procedimento. Mas esse “predador obsceno e demoníaco”, do qual muitos evitam pronunciar o nome, começa a perder a invencibilidade.
Graças ao aperfeiçoamento dos métodos de diagnóstico e tratamento, o câncer já não representa necessariamente uma sentença de morte. Flagrados em estágio inicial, 60% dos casos têm cura. Um grande passo também foi dado com a descoberta dos fatores de risco da doença (veja quadro).
Hoje, 70% dos tumores malignos podem ser evitados por meio da adoção de hábitos saudáveis – alimentação equilibrada, não fumar, não se tostar ao sol, beber com moderação e fazer ginástica regularmente.
As páginas seguintes trazem informações detalhadas sobre os tumores mais comuns no Brasil e sua prevenção.
Fonte Fonte: VEJA Sua Saúde – 28/3/2001.