DICAS SIMPLES PARA EVITAR UM INFARTO
O MedCare, sistema de previdência medica americano, diz que 63% das ocorrências coronárias nos Estados Unidos tem 3 origens: As pessoas comem mal, comem de mais e estão sujeitas a muito stress.
Evite problemas no seu coração com estas dicas simples:
1 – Levante cedo, faça uma caminhada ao ar livre perto da Natureza, tome um bom desjejum com sua família. Evite comer entre as refeições e tome um bom almoço com calma. À noite só um lanche leve duas horas antes de deitar. Nos intervalos das refeições só água pura.
2 – Pratique exercícios físicos. Caminhadas diárias de 30 minutos ou pelo menos uma hora em três vezes por semana são suficientes. Você pode ter algum hobby, como pescar, passear de bicicleta, nadar, mas evite esportes competitivos.
3 – Quando chegar ao trabalho faça uma seleção criteriosa das atividades que participará ao longo do dia. Não caia NBA tentação de participar de todas as comissões, dirigir todas as reuniões, atender todos os congressos, etc.
4 – Aprenda a dizer “não” para os pedidos que lhe chegam. Colocar limites é fundamental para não sobrecarregar-se e, assim, sobrecarregar seu físico.
5 – Aprenda a pedir ajuda. Passe para outras pessoas o que elas podem fazer ou podem aprender a fazer. Não centralize tudo em suas mãos.
6 – Vá para sua casa após o trabalho sem levar as preocupações. As tarefas do trabalho devem ficar no trabalho. Curta sua família.
7 – Não deixe de lado suas necessidades pessoais e as de sua família para trabalhar exageradamente. O afeto na família e a convivência social aliviam a sobrecarga sobre a circulação e o coração.
8 – Tenha momentos de lazer descansando um dia por semana. Trabalho excessivo sem um descanso semanal esgota o físico e a mente. Deus indica em Sua Lei e acho difícil que ele tratasse disto se não fosse para o nosso bem.
9 – Suas férias anuais devem ser sagradas e de preferência por trinta dias. Este é o tempo que você precisa para produzir o descanso físico e mental suficiente para o retorno ao trabalho com energia.
10 – Se seu corpo mostrar sintomas de estresse, como dor física, má digestão, dor de cabeça, cansaço físico e mental, reavalie sua carga de trabalho e diminua. Nossa tendência é de sempre acreditar que o que fazemos é inadiável. Nesta hora você precisa dividir suas tarefas.
11 – Não tem jeito de fugir da responsabilidade com a alimentação. Vegetais verdes escuro vão ajudar muito a saciar a fome, desintoxicar o organismo e trazem uma nutrição bem importante. Experimente aumentar sua cota diária e veja quantas coisas mudam.
12 – Evite lançar mão de remédios sintéticos. Deixe isso para emergências.
13 – Procure dormir mais cedo. Se puder, em torno de 10 da noite é ideal. No quarto de dormir tenha silêncio, ventilação e não tenha televisão. Se tiver dificuldade para dormir (insônia) evite jantar tarde e pesado, elimine cafeína, tome banho morno perto da hora de dormir.
14 – Tenha momentos de oração e meditação em coisas espirituais. Experimente ler a Bíblia meditando no que aquele texto se aplica à sua vida. Faça disto um hábito diário. A ciência já provou que as pessoas que exercitam a fé têm melhores resultados de recuperação e previnem doenças.