skip to Main Content
SAL EM EXCESSO PODE CAUSAR DOENÇAS NOS OLHOS

SAL EM EXCESSO PODE CAUSAR DOENÇAS NOS OLHOS

SAL EM EXCESSO PODE CAUSAR DOENÇAS NOS OLHOS

Além das doenças sistêmicas, como a HIPERTENSÃO, o alto consumo de sal de cozinha pode causar graves problemas aos seus olhos.

Além das doenças sistêmicas, como a HIPERTENSÃO, o alto consumo de sal de cozinha pode causar graves problemas aos seus olhos.
O consumo de sal no Brasil tornou-se um problema de saúde pública.
 
Cada brasileiro tem consumido  entre 12 a 19 gramas ao dia contra a recomendação de 6 gramas pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
O alto consumo do sal de cozinha pode causar graves doenças nos olhos, além de doenças sistêmicas como a hipertensão.
 
Segundo o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, em excesso o sódio contido no sal aumenta em 53% o risco de contrair catarata, opacificação do cristalino que leva à cegueira.
O sal regula os fluídos e substâncias extracelulares. O consumo abusivo, dificulta a manutenção da pressão osmótica entre as células do cristalino que para conservar a transparência também requer baixo nível de sódio.
Por isso, a partir dos 50 anos o ideal é reduzir o consumo diário para 5 gramas já que o metabolismo se torna mais lento e a retenção de líquido é maior.
As principais recomendações dos médicos para diminuir o sal na alimentação são: eliminar o saleiro da mesa, acrescentar outros condimentos para realçar o sabor, evitar embutidos, conservas e alimentos industrializados com glutamato de sódio.
 
Normalmente, o brasileiro não leva a sério a influência dos hábitos sobre a saúde dos olhos porque muitos têm efeito cumulativo e não são percebidos de imediato.
 
A catarata é decorrente do envelhecimento ocular, mas no Brasil cresce 20% ao ano contra 14,5% da população com mais de 60 anos. Isso prova que o brasileiro está desenvolvendo catarata cada vez mais cedo por falta de prevenção.
Um estudo desenvolvido com mil pessoas mostra que menos de 1% protege os olhos do sol e só 40% dos óculos escuros usados têm lentes que bloqueiam a radiação ultravioleta.
Além de controlar o sal na alimentação ele diz que para prevenir a catarata é importante usar lentes com proteção ultravioleta em toda atividade ao ar livre, mesmo em dias nublados.
Lentes escuras sem proteção são piores do que não usar nada porque permitem a maior penetração da radiação nos olhos.
Fonte : A GAZETA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

p Back To Top