3

PÃO INTEGRAL COM AZEITONAS

Aqui temos um pão integral bem fácil e com o “charme” das azeitonas.

É uma delicia para acompanhar reuniões de amigos que se juntam para
conviver.

PÃO INTEGRAL COM AZEITONAS

Ingredientes:
• 600 gramas de farinha de trigo integral ( vc pode fazer meio a meio – farinha integral e farinha branca)
• 2 colheres de sopa de fermento instantâneo seco
• Meia xícara de óleo
• 400 ml de água
• 1 pitada generosa de sal

Modo de fazer:

Despejar a água numa tigela funda. Colocar 8 colheres de farinha e as 2 colheres de fermento seco. Bater bem por uns 5 minutos, dissolvendo bem a farinha e agregando o fermento. Vai ficar um creme espesso.
 
Você vai ter a sensação que não precisa bater tanto tempo, mas é este detalhe que vai garantir um pão macio e que não fique seco. Deixar descansar por 10 minutos com a tigela coberta. Após o descanso colocar o óleo e o sal.
 
Colocar mais 2 colheres de farinha e mexer para ir incorporando à massa, Ir adicionando a farinha até a massa precisar ser finalizada com as mãos. Dar uma ultima amassada vigorosa e separar a massa em 4 bolas e deixar crescer.
 
Depois de uma hora, abrir a massa e rechear com azeitonas bem picadas. É só abrir a massa e espalhar as azeitonas e depois enrolar como um rocambole.

Os pães poderão ficar no formato de rocambole, poderão ser feitos redondos ou mesmo em tranças. Cada um resolve o formato que desejar.

Duas coisas são importantes aqui: primeiro, use azeitonas bem secas. Não deixe as azeitonas úmidas sobre a massa. Segundo, o pão deve crescer mais uma hora depois de recheado. É isso que vai fazer com que ele fique bem macio.
 
Assar até ficar moreninho, o que vai levar uns 40 minutos dependendo do forno. Esperar esfriar para comer.

 

 

2
4 

 

This Post Has 4 Comments

  1. Muito fermento para pouca farinha! Quando se faz a esponja, como vocês orientam, não é preciso usar todo esse fermento e no máximo uma colher de sobremesa. O fermento faz muito mal para o estomago, principalmente em pessoas sensíveis, e altera o sabor do pão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *