Pao

PÃO INTEGRAL

Se você tá deprimido, indisposto, tenso, ansioso, pode ser que faltem vitaminas do Complexo B no seu organismo. Experimente comer menos alimentos industrializados e quem sabe este pão não ajude sua alegria e a disposição a voltar?

PÃO INTEGRAL

Ingredientes:

• 600 gramas de farinha de trigo integral
• 2 colheres de sopa de fermento instantâneo seco
• Meia xícara de óleo
• 400 ml de água
• 1 pitada generosa de sal 

Modo de Preparo:

Despejar a água numa tigela funda. Colocar 8 colheres de farinha e as 2 colheres de fermento seco. Bater bem por uns 5 minutos, dissolvendo bem a farinha e agregando o fermento. Vai ficar um creme espesso.
Você vai ter a sensação que não precisa bater tanto tempo, mas é este detalhe que vai garantir um pão macio e que não fique seco. Deixar descansar por 10 minutos com a tigela coberta. Após o descanso colocar o óleo e o sal.
Colocar mais 2 colheres de farinha e mexer para ir incorporando à massa, Ir adicionando a farinha até a massa precisar ser finalizada com as mãos. Dar uma ultima amassada vigorosa e separar a massa em 8 bolas.
Trabalhar bem cada uma destas bolas e colocar para crescer no formato desejado.
Você pode fazer pães de qualquer formato, mas no caso do pão integral é sempre melhor que sejam pequenos, assim eles ficarão bem assados por dentro e por fora e terminarão melhor o processo de fermentação.  

DICA DO BAMBU:

 Se for rechear o pão, esta é a hora!
• Evite colocar recheios quentes porque eles fazem a massa “cozinhar” 
durante o período de descanso.
• Evite colocar recheios gelados porque eles atrapalham o processo de 
fermentação.

 
Colocar a massa coberta num ambiente reservado, sem golpes de vento, por no mínimo 1 hora e meia
Assar até estar moreninho, o que vai levar uns 40 minutos dependendo do forno. Esperar esfriar para comer.

This Post Has 20 Comments

  1. sou apaixonada pelas receitas que você elabora,estou me tornando uma vegetariana,tem me ajudado muito estou até,perdendo peso .

  2. Grata pelas suas receitas, sou vegetariana e com elas estou enriquecendo minha alimentação.
    Deus abençōe ricamente seu ministério!

    “A saúde é um tesouro, e de todas as posses temporais a mais preciosa”
    ( E. White)

  3. Fiz a receita do pão e adorei!!!! vou fazer sempre é muito fácil e dá certo!
    só adaptei porque só tinha fermento biológico em pó, não tinha o instantâneo! mas deu certo!
    Obrigada

  4. Dizem que temos sempre que misturar farinha branca com a integral, para o pão não amargar e nessa receita não vi farinha branca isso é mito ou verdade? fiquei com essa duvida.
    Outra é com relação aos recheios do pão se colocar passas, cenoura ou ricota tem algum problema, pois são úmidos?

    1. Pamela, quando vc colocar açucar na massa vc terá uma sensação de que o pão cresce mais pq a fermentação explode perto de 20 minutos de crescimento, mas depois ele abaixa um pouco… cerca de uns 10%. Quando vc não coloca açucar seu pão cresce mais devagar, não tem a explosão da fermentação, mas ficará do mesmo tamanho da massa que levou açucar ou ate maior. Meus pães ficam maiores. deste jeito vc diminui a quantidade de açucar que ingere, mas melhora muito a digestão dos amidos na sua dieta.

  5. por favor !faltou explicar se já os coloco para crescer na forma e se devo untar com óleo ou outra coisa .obg! primeiro farei exatamente como sua receita .depois vou tentar adaptar essa receita para assar de forma que eu possa cortar, pq quero fazer um bolo salgado de festa para aniversário do meu filho que ama mto, mas não pode comer pq os pães de forma integral não são totalmente puro e ele é diabético .por isso sua receita foi a que achei ser a melhor para fazer. se vc puder me ajudar agradeço de coração !!!!

    1. Grace, se vc puder, não coloque seus pães integrais para crescer na forma de pão de forma. Molde pães menores. Eles vão assar melhor e por completo e isso vai ser melhor para vc e para seu filho. agora, se vc faz questão de ter o pão no modelo de pão de forma, não precisa untar e pode colocar direto na forma para crescer. Ele não vai grudar e vc pode levar direto ao forno depois que ele cresceu. Bjs e fique com Deus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *