Pate

PATÊ DE TOFÚ

O tofu é um coringa generoso porque não compete com nenhum recheio, apenas criando uma base segura para que seu sabor preferido se destaque na mistura.

Outra grande vantagem é a textura. O tofú sempre te permite chegar onde você quer.
 
Estes patês podem ser feitos com qualquer complemento. Você pode usar os tradicionais: Azeitonas, tomates secos, ervas finas, alho, cebola e palmito, ou trabalhar com sobras que estejam na sua geladeira.
 
Embora estejamos chamando este preparado de patê, ele também vai servir para recheios de tortas, quiches e massas.
 
Quando usado com patê você pode brincar com as cores e preparar pastas amarelas (cenoura) roxas (azeitona ou beterraba) brancas (palmito, alho e cebola) vermelhas (pimentão e páprica) e assim por diante.
 
Estas pastas coloridas ficam muito bonitas colocadas em travessinhas claras e com muitos pães em volta.
 
São fáceis e quebram um galho em todos os momentos que você não sabe o que fazer. 

PATÊ DE TOFÚ

Ingredientes:

• 250 gramas de tofú firme

• 250 gramas do recheio que vai dar nome e sabor ao seu patê (exemplo: azeitonas, palmito, ervas, etc.)

Modo de Preparo:

Apenas para explicar, vou considerar que o patê que você escolheu é o de azeitonas pretas, por isso, quando você ler azeitonas pretas, pense no recheio da sua preferência.
Coloque o tofu e as azeitonas pretas juntos no processador, no liquidificador ou no mixer. Você pode fazer uma pasta bem lisa ou deixar meio grosseira, com pedaços.
No caso de ingredientes com sabor acentuado como é o caso das azeitonas e o tomate seco não é necessário corrigir o tempero. Quando usar coisas diferentes, muito provavelmente você vai precisar temperar para dar um sabor especial.
Use cebola, alho, pimenta, páprica, cominho, azeite, sal… Enfim, as coisas que você usa normalmente para temperar.

This Post Has 4 Comments

  1. Realmente a substituição da ricota pelo tofu é bastante benéfico. Costumo usar o tofu da marca Nippo em embalagens de 500gr. A embalagem de cor verde tem consistência firme e é ideal para fazer qualquer tipo de patê. A grande dica que me ensinaram e eu quero repassar a todos é existe um jeito de prolongar a vida útil do tofú para não azedar. Na minha casa fazemos praticamente 500gr. por semana, coloco bastante salsinha e azeite, faço um creme utilizando um mixer para homogenizar estes ingredientes e finalizo com cebolinha cortada bem fininha. Mas voltando na questão de prolongar a vida do tofu sem perigo de azedar é cortá-lo em pedaços grandes é colocar numa vaporeira (utensilio que cozinha no vapor) por uns 10 minutos, deixar amornar e finalizar o preparo com ervas ou o que quiser. Espero que gostem!

  2. Tentei fazer esse patê de tofu como manda a receita, no liquidificador, mas não deu certo. A mistura é muito seca, e o liquidificador não bate. Tentei com 2 sabores: azeitonas pretas e tomates secos. Ambos tiveram o mesmo problema. Acho que está faltando alguma coisa pra dar “liga”. A solução que eu encontrei foi acrescentar 2 a 3 colheres de requeijão.
    Mas gostaria de saber qual a sua dica?

    1. Oi Jeferson:
      Se fizer essa receita no liquidificador, bata apenas o recheio no liquidificador e amasse o tofu no garfo. Depois misture o dois.
      Experimente dessa forma e depois nos diga se deu certo.
      Abraço e fiquem com Deus.
      Bambu Chuveroso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *