Homens

POR QUE OS HOMENS DEMORAM A ENTENDER AS MULHERES?

Cientistas sugerem que homens tem menos capacidade de decifrar expressões faciais. Por causa disto, além de não entenderem direito o que esta acontecendo, ainda levam a fama de insensíveis.

Dá para arriscar uma lista de motivos, com ou sem comprovação científica. Mas, com o aval da ciência, por hoje, só essa explicação aqui: porque eles demoram muito para captar e decifrar as expressões faciais. Ou seja, nem sempre conseguem perceber, só pelo olhar, se a pessoa ao lado está de bom ou mau humor, chateada, feliz ou deprimida. E nessa ainda podem levar a fama de insensíveis.

Quem percebeu essa “falha” foi um grupo de psiquiatras da Universidade de Edimburgo, na Escócia. Eles fizeram o teste com 25 homens e 22 mulheres. Todos tiveram de analisar fotos dos rostos de pessoas desconhecidas e dizer se pareciam aprazíveis ou não – se pareciam interessantes e bem humoradas o suficiente para bater um papo, conhecê-las. Os cientistas mediram quanto tempo cada pessoa gastou, em cada foto, para fazer o julgamento. E, em geral, os homens demoraram mais do que as mulheres.

Durante a avaliação, os cientistas escanearam o cérebro dos participantes. E o cérebro masculino precisou trabalhar muito mais na hora de decifrar as expressões faciais. “Nossas descobertas sugerem que os homens desenvolveram estratégias para melhorar a falta natural de empatia, como intensificar as atividades cerebrais para entender essas pistas sociais”, explica Stephen Lawrie, líder da pesquisa.

Mas eram mulheres desconhecidas. Com o tempo e intimidade, provavelmente, eles aprendem a reconhecer e decifrar qualquer sorriso torto. Acho.

 05/02/2013 – Carol Castro – Ciência Maluca

This Post Has One Comment

  1. Penso que homem que consegue passar a visão que é insensível na realidade é que ele não está nem ae para a outra pessoa e sim mais preocupado consigo mesmo. Pois há aqueles que só de olhar já sabem o que seu parceiro, amigo, (a) tem algo diferente, seja estar feliz, triste, ansiosa, preocupada….enfim tudo é uma questão de ter um olhar diferenciado qto ao outro e não a si próprio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *