Queijo 1

QUEIJO DE TREMOÇO

Este é um queijo surpreendente que aprendi com minha amiga Silvia Melo, portuguesa de Ponta Delgada, na ilha dos Açores. Além de ser “divinamente português” ele é delicioso. Completamente Vegan. Derrete como um queijo mineiro da canastra e é super fácil de fazer.  Experimente e você vai gostar!

QUEIJO DE TREMOÇO

Ingredientes:

• 2 colheres (chá) levedo de cerveja em pó
• 1 xícara (chá) tremoço com casca (Em conserva)
• 2 colheres (café) sal
• 8 colheres (chá) ágar-ágar em pó
• 3 xícaras (chá) água
• 4 colheres (sopa) azeite de oliva
• Suco de meio limão (ou menos)

Modo de Preparo:

Bater o tremoço com sal, o levedo de cerveja e metade da agua no liquidificador até virar uma pasta grossa.
Misturar a outra metade da água ainda fria  com o ágar agar e dissolver bem.
Leve esta mistura ao fogo mexendo sempre, deixe ferver e aguarde cerca de dois minutos (ele ficará com aspecto viscoso; se ele não adquirir esse aspecto ele não solidificará adequadamente).
Ligue o liquidificador de novo e adiciona o azeite e o ágar agar recém tirados do fogo (tem que ser rápido, ágar agar endurece rápido mesmo em temperatura ambiente), bata, acrescente aos poucos o limão, provando (a quantidade de limão depende do gosto pessoal).
Coloque num pote untado com azeite e deixa em geladeira até endurecer (cerca de 30 minutos).

 Fique atento nos comentários da Silvia Melo sobre este queijo:

Esse falso queijo – que DERRETE COM O CALOR – pode ser cortado em fatia (com faca ou plainas), ralado em tiras e utilizado em sanduíches, pizzas, para gratinar, sobre massas, etc. Lembra queijo fundido; quando derrete, não fica “puxa-puxa” mas sim pastoso. O ágar-ágar é o substituto vegetariano para gelatina animal, obtido a partir de uma alga e composto por 70% de fibras solúveis. Lembre-se: queijos não são adequados para veganos e na maioria das vezes não são adequados SEQUER para vegetarianos, pois utilizam coalho animal (também podem utilizar pepsina e lipase). Essa alternativa é livre de lactose, caseína, gordura saturada e colesterol.

 

queijo queijo 3 queijo 41 queijo 2 queijo 4queijo 43

A receita do queijo de Tremoço que nos foi ensinada pela Silvia Melo foi desenvolvida originalmente por Renata Octaviani que mantem o site VegVida onde todos vão poder encontrar esta e outras receitas super interessantes. 

This Post Has 54 Comments

  1. Bom dia ! encontro sempre muita dificuldade de compartilhar as receitas
    Em outros sites eh tao mais faci e simples
    Embora goste muito da qualidade do site …
    obrigada !

  2. Essa receita não está correta… é muito agar e a autoria da receita é da Renata Octaviani… a pessoa encheu de agar e falou que era dela!

    1. eu não tinha percebido que a receita está dobrada e por isso tem tanto agar, mas de qq forma continua sendo de autoria da Renata Octaviani.

  3. Adorei esta receita, mas tenho uma filha com doença celíaca e não sei se o levedo de cerveja tem glúten.Alguém pode me esclarecer por favor?
    Obrigada desde já.

  4. Gostaria muito de fazer este queijo de tremoço. Nao conheço o tremoço. fiz algumas pesquisas e dizem que ele seco e tóxico. Para fazer o queijo, tenho que deixar de molho também? Obrigada!!!

  5. Deve ser muito gostoso, tão bom quanto o queijo de mandioca que fiz, uma delícia!
    Que prazer fazer uma receita que rende muito, você pode obter lucro vendendo essa deliciosa iguaria, curtir em qualquer receita vegana e fazê-la temperada! Isso é um privilégio, sabedoria do próprio Criador.

  6. Qual a função do limão nessa receita? Pergunto, pois acho que queijo com paladar de limão não deve me agradar já que alimentos ácidos não me fazem bem. Grata

  7. Ola gostaria de fazer este queijo, mas ao pesquisar sobre o tremoço descobri que pode ser toxico, se mal preparado, eu poderia usar a farinha sera que da certo , e como eu faço?

  8. Olá,

    A minha dúvida é se o Tremoço não deixa o queijo amargo, forte…pois ensinaram que deixar de molho na agua e ingerir a agua faz bem para o diabetes, mas era bem amargo o gosto da água.

    grata
    Deisi

  9. O tremoço é aquele em conservar ou cru mesmo, natural? Se for a última opção, não tem que cozinhá-lo?

    Obrigada desde já, quero MUITO testar essa receita.

    Abraço,

    Roberta.

  10. oi,tentei fazer este queijo e deu tudo errado..kk.. o agar agar ficou diferente do seu mais encorporado,e também o sabor final ficou muito amargo..não sei o que deu errado

  11. Fiz esse queijo , como não tinha agar agar usei gelatina sem sabor. Sinceramente achei muito ruim , não deu pra comer . Ainda não consigui uma receita gostosa substituta do nosso queijo .:(

    1. Se não acertarem fazer o queijo existe a opção do queijo vegano que se compra em zonas cerealistas ou pela superbom tb é livre da lactose, os preços variam.

  12. Olá! Gostei muito da receita. Mas fiquei com uma dúvida. O tremoço é cozido ou crú. Se for cozido, podes deixar a dica de como fazer? Ouvi falar que é bem difícil de cozinhar. Obrigada!

  13. Já tentei fazer antes queijo vegetal, mas esse foi o primeiro a dar certo. Só diminuí a quantidade de água pela metade e não coloquei sal, pois fiz com tremoço em conserva. Acrescentei um pouquinho orégano. Ótima receita!

  14. Acredito que os que ficaram amargos é por causa da casca do tremoço. É a mesma coisa quando faz homus que precisa tirar a casca do grão de bico pra não ficar amargo.
    Paz e Luz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *