316

SOJA: 6 DÚVIDAS MAIS COMUNS ESCLARECIDAS

Soja: 6 dúvidas mais comuns esclarecidas
Muito já foi dito que a soja é um alimento completo. Mas será mesmo?

 

1- Qual a diferença da proteína oferecida pela soja e pelos alimentos de origem animal? Ela é o único vegetal que fornece proteína?
A soja apresenta fatores antinutricionais que interferem na biodisponibilidade de nutrientes, ou seja, a quantidade de proteínas e minerais, como o ferro, cálcio e magnésio, apresentam uma diminuição na absorção no intestino. Entretanto, parte desses fatores antinutricionais é desativado durante o processamento da soja através do calor.
As leguminosas como, por exemplo o feijão, são boas fontes de proteínas de origem vegetal.

 

2- Qual a importância desse grupo alimentar (proteínas) para nossa saúde?
As proteínas são conhecidas como alimentos construtores, pois fornecem aminoácidos para a formação de outras proteínas e o desenvolvimento do organismo.

 

3- Quais outros nutrientes importantes para a saúde a soja oferece?
As proteínas e a isoflavona (fitoestrógeno que também tem ação anti-oxidante) são os nutrientes da soja que merecem atenção. A soja também contém carboidratos, além das fibras que atuam na melhora do funcionamento intestinal.

 

4- Dá para contar só com a soja para atingir a recomendação diária de proteína?
A soja é um importante alimento com grande qualidade nutricional. Entretanto, o recomendado é que a alimentação seja a mais variada possível. Dessa maneira, utilizar os alimentos derivados da soja combinados com os de origem animal (carnes, leites e derivados) é uma estratégia para que, além da proteína, outros nutrientes sejam fornecidos através da dieta como, por exemplo, cálcio, ferro, vitaminas do complexo B, entre outros.

 

5- Em excesso, ela pode ser prejudicial de alguma forma?
O ideal é que os alimentos e, consequentemente, os nutrientes e calorias sejam consumidos na quantidade adequada para que não ocorra prejuízo para a saúde. A soja, por conter fatores anti-nutricionais, em excesso fará com que nutrientes importantes não sejam absorvidos. Além disso, estudos relacionam o excesso de soja com o surgimento de alterações na função da glândula da tireóide, como, por exemplo, o hipotireoidismo.

 

6- A soja é muito calórica? É rica em gorduras?
Cada 100 gramas da soja crua fornece 363 calorias. O maior fornecedor de energia para a soja é a gordura, seguida das proteínas e dos carboidratos. É importante ressaltar que, em gramas, as proteínas estão presentes em maior quantidade. Entretanto, como cada grama de gordura fornece 9 calorias e cada grama de proteínas, 4 calorias, a gordura passa a ser o nutriente que fornece mais energia para a soja.
Composição nutricional da soja (por 100 gramas):
Pontos: 12
Carboidratos: 22,1 g
Proteínas: 40,5 g
Gorduras: 22,1 g

 

Gabriela Mendes Taveiros
Nutricionista Dieta e Saúde
CRN3 32089

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *