skip to Main Content
VAMOS VENCER AS BACTÉRIAS NA COZINHA

VAMOS VENCER AS BACTÉRIAS NA COZINHA

Alimentos podem melhorar a saúde física, mental e espiritual das pessoas e ajudar muito a reduzir o risco de doenças, mas também podem fazer mal pela contaminação por substâncias químicas ou por micro organismos.

 

Micro organismos são seres invisíveis a olho nu! Você só consegue vê-los com microscópios e tem que saber que eles podem ser encontrados em todos os lugares, principalmente na terra, no ar, no chão, na água, no corpo humano (cabelo, nariz, boca, garganta, mãos e também nas roupas e sapatos). Os micro organismos também estão nos alimentos crus, roedores, insetos e pássaros, superfície de utensílios e nos equipamentos.

Alguns destes micro organismos causam doenças ao homem!

As BACTÉRIAS são as maiores causadoras dessas doenças.  Elas adoram umidade, lixo e temperatura ambiente de 20 a 45 graus.

Na cozinha boa parte da nossa batalha contra as bactérias é vencida pela GELADEIRA ou pelo FOGÃO, porque as bactérias detestam temperaturas menores que 10 graus (freezer e geladeira) ou maiores que 65 graus (quando cozinhamos os alimentos)

As bactérias multiplicam-se rapidamente. Elas só precisam de comida (restos de alimentos, sujeiras, resíduos que ficam na pia e no chão, na mesa e nos utensílios). Os ambientes úmidos também ajudam muito nesta multiplicação.

Nós vamos colocar uma pequena lista de hábitos que vão te ajudar a reduzir os riscos com os micros organismos e evitar que eles te causem doenças:

– Lave sempre as mãos muito bem, principalmente antes de manusear os alimentos e antes das refeições.

– Lave as frutas, verduras e legumes com água corrente, limpa e tratada.

– Todo vegetal consumido cru deve ser limpo com água e uma substancia de hipoclorito de sódio. (receita abaixo)

– Cozinhe bem os alimentos – Não consuma ovos crus, nem produtos que levam ovos crus na sua preparação, como maionese, gemada, mousse, glacês e ovo pochê. Nunca utilize ovos com casca rachada.

– Não deixe alimentos prontos em temperatura ambiente por mais de 30 minutos (em cima do fogão, no forno, ou na pia)

– Quando comprar alimentos no supermercado deixe para o final a parte dos alimentos perecíveis que necessitam de refrigeração.

– Mantenha seus utensílios sempre bem lavados com água e sabão. Isso vale para panelas, talheres, tabuas de corte, eletro domésticos, panelas e também a pia.

– Evite o contato entre alimentos crus e cozidos

– Nunca deixe o lixo exposto ou aberto na área de preparação dos alimentos – Não se esqueça de limpar a caixa d’água de sua casa a cada seis meses

– Despreze as latas de alimentos que estejam estufadas, amassadas, enferrujadas ou com vazamentos.

 

RECEITA PARA PREPARAR A SOLUÇÃO DE HIPOCLORITO EM CASA:

Dissolver 25 ml de água sanitária de boa procedência, sem corante e sem cheiro em 1 litro de água limpa e tratada.

Deixar os legumes de molho nesta solução por 15 minutos e enxaguar com água abundante.

 

This Post Has 2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top