AR PURO
Um ser humano pode sobreviver vários dias sem comida, uns poucos dias sem água, mas somente alguns poucos minutos sem ar.
Este elemento é essencial para o sustento da vida. Sem ar por cinco minutos uma pessoa normal terá lesões cerebrais permanentes.
Por que o ar é tão importante?
O ar que respiramos contém oxigênio. As células vermelhas pegam o oxigênio dos pulmões e o transportam para as células do corpo. Cada célula necessita de oxigênio para fazer funcionar suas “usinas” de energia. As células vermelhas do sangue, portanto, transportam o dióxido de carbono de volta para os pulmões. Quando nós expiramos, o gás carbônico é expulso com o ar pobre em oxigênio.
Quartos mal ventilados pode resultar em dor de cabeça, tonteira e dificuldade de concentração. Motivo? Quando o ar é respirado e respirado mais e mais, o conteúdo de oxigênio diminui e o dióxido de carbono e outros tóxicos aumentam. Má qualidade do ar e respiração deficiente são condições e hábitos que promovem depressão, irritabilidade, exaustão e fadiga crônica.
Quando fazemos exercícios cerca de 100 litros de ar é movimentado para dentro e para fora em nossos pulmões por minuto, mas somente uns 4 litros quando em repouso. O exercício físico aumentará a circulação de células do sangue ricas oxigênio para todas as áreas do corpo. Seu nível de energia e sensação de bem-estar melhorará.
Sugestões:
1. Abra as janelas de sua casa e deixe o ar fresco entrar! Durma com uma janela aberta sempre que possível.
2. Faça exercícios ao ar livre. Isto fortalecerá seus músculos respiratórios e aumentará sua capacidade pulmonar.
3. Pratique bons hábitos de postura. Sente-se com a coluna reta e ombros para trás. Assim você poderá respirar mais profundamente.
4. Concentre-se em respirar profundamente. Pare onde estiver algumas vezes durante o dia e faça algumas respirações lentas e profundas.
5. Cultive algumas plantas vivas. Elas removem muitos poluentes do ar e usa o dióxido de carbono, substituindo-o pelo oxigênio.
Ar envenenado
Um dos piores inimigos da boa respiração é o tabaco. Fumar obstrui a passagem normal do ar causando obstrução e irritação no aparelho respiratório. A nicotina contida no tabaco contrai pequenas artérias; o monóxido de carbono interfere diretamente na habilidade das células vermelhas do sangue de transportarem oxigênio. Juntos eles diminuem e promovem o estreitamento e endurecimento das artérias.
Muitos fumantes não percebem o perigo que o fumar tabaco exerce sobre todas as pessoas.
Fumar passivamente pode ser tão letal quanto o é para o fumante ativo. As crianças filhos de fumantes estão em especial risco porque têm que respirar este ar mortal por um longo período de tempo.
Fumantes que param de fumar começam a obter a cura imediatamente. O maior favor que você pode fazer para seu corpo é: dê um pontapé no hábito de fumar e respire livremente.
Algumas áreas do mundo lutam com a poluição do ar. Se isto é um problema em sua cidade, tente permanecer longe das piores concentrações de poluição. Evite praticar exercícios ao ar livre quando a poluição está muito ruim. Se possível, mude para um lugar sem ou com muito menos poluição do ar.
Fonte: Wildwood Lifestyle Center and Hospital series. Traduzido e adaptado por Dr Cesar Vasconcellos de Souza www.portalnatural.com.br